sexta-feira, 29 de julho de 2011

Sábado Danado de Bom! – 3ª Ed.

Por José Mauro de Alencar

Projeto do Memorial Luiz Gonzaga, iniciado em junho de 2009, que começou no Pátio e São Pedro. Agora em 2011, na versão itinerante, espalha-se pelos agitados mercados públicos do Recife. 
Inspirado na música Danado de Bom, de Luiz Gonzaga e João Silva: “Tá é danado de bom! / Tá danado de bom, meu compadre! / Tá é danado de bom, Forrozinho bonitinho / Gostosinho”... É mesmo assim, danado de bom, ao som de um trio de forró, interpretando clássicos do cancioneiro nordestino e composições inéditas, que serão as tardes dos sábados (a partir das 13h), nos Mercados da Madalena, Boa Vista e Encruzilhada.
Sábado Danado de Bom! acontecerá sempre no último sábado de cada mês, e neste ano, em parceria com a Sociedade dos Forrozeiros Pé de Serra e Ai!, terá como base o trio de forró de Raminho do Acordeon, acompanhado por mais duas renomadas atrações oferecidas pela Sociedade parceira.
O Memorial fará, nos Sábados, a entrega da Medalha Memorial Luiz Gonzaga a duas personalidades dedicadas à cultura recifense, sendo uma frequentadora do Mercado festejado e outra ligada à música regional. Neste sábado 30 de julho, na Encruzilhada o Memorial homenageará o Mestre Camarão (sanfoneiro) e Zé Maria Marquês (poeta e produtor cultural). As atrações deste sábado: Israel Filho, Roberto Cruz e Raminho do Acordeon.
É forró até desmantelar o chinelo!.  


segunda-feira, 18 de julho de 2011

Exposição Lua Gonzaga em Ibimirim – Sertão do Moxotó

Por José Mauro de Alencar

A Exposição Lua Gonzaga, do Memorial Luiz Gonzaga em parceria com o SESC Pernambuco, chega ao Sertão do Moxotó, onde foi inaugurada em Ibimirim, na última terça-feira e ficará no município até o dia 03 de agosto. Ibimirim é a terra de grandes artesãos conhecidos por Santeiros de Ibimirim, artistas do sertão de Pernambuco, que transformam troncos de madeiras mortas em obras primas da talha, peças apreciadas em todo o mundo. Nesse Moxotó, onde o bode reina imponente na caatinga, concede licença ao Rei do Baião para os ibimirienses desfrutarem do acervo sobre o ícone da musica nordestina.  

  Quem quiser ver a exposição Lua Gonzaga, basta ir ao Centro do Idoso (antigo Mercado Municipal), localizado na Av. Castro Alves s/n, centro.